ROOTS Association
Somos um coletivo sediado em Portugal que acredita numa mudança profunda e duradoura a começar pelas raízes. Abrandamos para olhar mais a fundo e tomar consciência da qualidade do solo em que operamos: os valores, recursos, condicionamentos, o momento histórico, as marcas do trauma. O nosso objetivo é criar conexões autênticas e trocar nutrimentos, conhecimentos e habilidades de uma forma que honre a singularidade de cada membro do ecossistema.
Queremos apoiar-nos uns aos outros no crescimento de redes de raízes saudáveis, interconectadas e de apoio mútuo que irão gerar oportunidades de pertença, regeneração e expressão criativa. Ao focar no sistema radicular social e relacional, podemos não produzir resultados imediatos e brilhantes, mas criamos espaço para o surgimento de integridade, sustentabilidade, conexão e inovação social.
Partimos de Lisboa e da província Alentejana.

Sasha (Oleksandra) Boychenko
A Sasha nasceu em Chernivtsi, uma cidade do sudoeste da Ucrânia conhecida pelas suas complexidades multiculturais. Talvez não surpreendentemente, a Sasha sempre foi fascinada por lugares que reúnem pessoas de diferentes caminhos da vida. Ela mora atualmente em Lisboa, Portugal, onde completou o mestrado em Migração, Inter-etnicidades e Transnacionalismo em 2021. O seu projeto de mestrado explorou ONGs sediadas em Lisboa que interagem com migrantes na cidade e é parte da razão pela qual a Associação ROOTS foi fundada. A Sasha também trabalha como pesquisadora na Victim Support Europe, uma ONG internacional sediada em Bruxelas, e ocasionalmente traduz do inglês para o ucraniano.

Hania (Anna) Hakiel
A Hania Hakiel é psicoterapeuta, professora de ioga e meditação e facilitadora de processos transformadores informados sobre trauma. A Hania cresceu na Polónia, o que a deixou com amor por florestas e campos selvagens e com sensibilidade para traumas intergeracionais e coletivos. Ela morou em Berlim, na Alemanha, por mais de 10 anos, onde facilitou e fundou vários programas voltados para a cura de traumas e construção de comunidades, abordando principalmente pessoas com experiências de marginalização e migração forçada. Atualmente vive no Alentejo rural, em Portugal, onde oferece psicoterapia no ambiente curativo da natureza e onde decidiu criar raízes junto com seu marido, dois gatos e muitas árvores que plantam juntos em esforços de reflorestação.

Natalia Terlecka
A Natália, engenheira robótica, nascida na Polónia, mudou-se para Portugal à primeira oportunidade para desfrutar o bom tempo perene e a vida à beira-mar. O oceano é sua inspiração, e passar horas na água a surfar e nadar é o que impulsiona os seus outros projetos. Como desenvolvedora de iOS, ela trabalha em produtos que ajudam pessoas com problemas neurológicos a melhorar sua qualidade de vida e, no futuro, espera ser capaz de prever e prevenir a progressão da doença. Como carpinteira, em conjunto com o seu parceiro desenha e confecciona à mão produtos imaginados pelos clientes. A partilha do desporto com os outros é a sua paixão e isso levou-a a criar a comunidade Lisbon Longboard, onde entusiastas se encontram mensalmente para praticar skate juntos.

Vasco Brazão
O Vasco deixou Lisboa aos 17 anos para estudar Psicologia e olhou muito para trás, com saudades do sol, da calçada, do rio. Regressou a Lisboa em 2016 e atuou como explicado, aluno, estatístico aplicado e especialista em mudança comportamental, sempre procurando aplicar os seus interesses ecléticos para o bem social e por vezes com sucesso. Queer e neurodivergente, o Vasco esforça-se para ajudar a tornar o mundo num lugar que inclua, em vez de marginalizar, os humanos que não se encaixam no molde que a sociedade reservou para eles – por meio da escrita, do questionamento, da partilha e do acolhimento. A ciência e a divulgação científica terão sempre um lugar no seu coração. A cozinha, o ioga, e todas as formas de se conectar com os pensamentos e a imaginação de outras pessoas enriquecem o seu tempo livre.
Roots Association
Se gostaria de co-criar connosco, entre em contacto.
A cocriação acontece também através da partilha de recursos. A sua contribuição financeira é muito apreciada! Aceitamos doações para a nossa conta bancária:
Tending Roots Association
PT50 0033 0000 4563 9285 8950 5